sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Acido fólico!!!!! (atualizado)

       Quando o medico me disse que os exames estavam prontos e que podia engravidar, perguntei logo se podia começar a tomar acido fólico..Ele me disse que não precisava, achei estranho pois uns dias antes havia lido ( não me lembro onde) que a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) havia laçado uma campanha para que a mulher tomasse acido fólico por pelo menos 1 mês antes de engravidar... ainda no artigo explicava da importância da gravidez planejada.....Já que a maioria das mães só descobrem que estão gravidas quando estão findando o primeiro trimestre da gravidez onde o tubo neural já está praticamente formado.

                                   importancia do acido folico

            O Ácido fólico previne anencefalia (defeito congênito na formação do cérebro e da medula) e espinha bífida (formação anômala dos ossos da coluna vertebral) — dois defeitos de fechamento do tubo neural, que podem ser evitados se o consumo ocorrer na dose recomendada.
           O tubo neural é a estrutura que dará origem ao sistema nervoso central do bebê, incluindo cérebro e coluna. Sua formação ocorre entre o 17º e o 30º dia após a concepção. Estima-se que um em cada 1.000 bebês nasçam com espinha bífida ou desenvolvam anencefalia, uma malformação incompatível com a vida.
            Pesquisas apontam que o consumo de ácido fólico reduz em até 75% o risco de o bebê nascer com esses dois problemas. Em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a adição de 4,2 miligramas de ferro e de 150 miligramas de ácido fólico para cada 100 gramas de farinha de trigo e de milho. A intenção era reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro e prevenir defeitos do tubo neural. 


                                                  ÁCIDO FÓLICO
Também chamado de vitamina B9, pode ser encontrado em alimentos como brócolis, couve, tomate, feijão, lentilha e cogumelo, em bebidas como a cerveja e em suplementos vitamínicos. Uma concha de feijão preto, por exemplo, tem 119 microgramas da vitamina. O ácido fólico atua no processo de multiplicação celular e na formação da hemoglobina. Recomenda-se o consumo da vitamina a mulheres que estão pensando em engravidar — de preferência 30 dias antes da fecundação e durante o primeiro trimestre gestação. O ácido é associado a um menor risco de má formação congênita.


Bom, diante de tudo isso fui na farmácia e comprei, já comecei a tomar, afinal é melhor prevenir...


Pessoal ontem estava conversando com uma amiga cujo marido é medico (clínico), que o obstetra não havia passado acido fólico para mim...ela conversou e o marido disse que pessoas que tem "anemia perniciosa" não podem tomar este medicamento pois agrava o estado da pessoa.... Mas que no meu caso que não tenho posso continuar tomando sem medo....


                Não tomem rémedio sem prescrição medica!!!!

                                                                  bjitos

4 comentários:

  1. Gracy, oi linda vim retribuir sua visitinha em meus blogs, espero que esteja gostando, criei o de tentante através de pedidos de outras mãezinhas de anjos feito eu, meu empenho maior é no blog do meu anjo, com postagens diárias de amor, o blog tentantes posto a cada 5 dias, enfim, quero agradecer sua passagem e seu carinho por lá, então resolvi vim conhecer seus cantinho, e já sou seguidora dos 2, bem amiga linda, lendo sua postagem do ácido fólico, achei estranho seu médico não receitar pois eu passei no meu médico semana passada e falei que estava tentando engravidar novamente e a primeira coisa que ele falou foi: JÁ QUE VOCÊ RESOLVEU TENTAR DE NOVO, VAMOS COMEÇAR JÁ COM O ÁCIDO FÓLICO!, enfim, estou eu aqui nas tentativas e no ácido fólico, tomando diariamente, dai ele falou que os outros medicamentos ele passa assim que eu souber do positivo, enfim minha flor, acho que vai de médico pra médico essas questões né, eu resolvi te contar pelo fato de que vc tb axou estranho, é isso, vamos nós duas na luta né por um baby, te desejo toda sorte do mundo e que logo consiga seu positivo, beijos enormes e carinhosos da Thy, mamãe do anjo Malu!
    www.anjomalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visitinha... tbm ja estou tomando, mas por conta propria...ja marquei consulta c outro medico p semana q vem... bj

    ResponderExcluir
  3. Estranho né?meu médico também nao passou.

    ResponderExcluir
  4. OI Gracy.
    Nossa seu blog é lindo e bem informativo para quem esta nesta fase de tentante e gestante, rsrs
    Vejo que vc esta tentando, pelo que entendi em outros posts. E que deseja menina?
    Olha te desejo boa sorte nesta tentativa e que este bebe tão esperado venha com muita saúde, porque amado ele já é.
    Vou estar sempre por aqui lendo suas materias interessantes, pois estou com quase 6 meses e esta será minha última gravidez. Dois filhos acho que já é o bastante, rsrsrs
    Estou curtindo o maximo que posso.
    Obrigada por me seguir e espero te ver mais vezes.
    Beijos grandes e boa semana!
    Andreza Canela
    Ü

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu carinho!!!