quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia Fértil...dá sim para saber mesmo sendo desregulada !!!!!

Meninas ontem fiz uma pesquisa para saber o dia da ovulação mesmo não sendo regulada, bom eu já tinha lido num livro que ganhei, mas resolvi me aprofundar e fazer uma busca na net..para me dar menos trabalho e de ontem para hoje observei meu corpo e também me lembrei de algumas coisas que sinto neste período. Pois não é que temos como saber sim se estamos ou não no período fértil...e a jumenta aqui nem para botar a cachola para funcionar... Fiquei tão entretida com outras coisas que deixei passar esse pequeno enorme detalhe...Então bora observar um pouco mais nosso corpo.

1º- Termômetro basal:

Esse método acho que todo mundo já ouviu falar... trata- se de medir a temperatura do nosso corpo.. deve se iniciar a medição a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja no dia que dona M descer... sempre pela manhã, sem movimentos bruscos ...é bom deixar o termômetro por perto... A melhor maneira de medir é pela boca (mas pode ser pela vagina tbm).. então você começa a montar seu gráfico (abaixo)... Em média antes da ovulação a maioria das mulheres apresenta uma temperatura baixa entre 35,5 36,5 , após a ovulação existe um aumento significativo que pode ser gradual ou súbita entre 36 e 37 graus. A temperatura basal não é precisa na questão de quando o óvulo foi liberado , porém a maior parte das mulheres ovulam dentro de 3 dias após o pico de temperatura.
As chances de gravidez são maiores são:
- 2 a 3 dias antes de sua temperatura alcançar o nível mais alto, e 12 a 24 h após a ovulação.

Gráfico
Esse foi o gráfico que achei mais pratico


2º- Ultrassonografias Seriadas:

Este método tem que ser com acompanhamento medico e trata- se de uma sequência de ultrassonografias transvaginais, que começa ainda no período menstrual e é repetida em um intervalo de poucos dias, o médico observa as alterações nos ovários e no endométrio (revestimento do útero) durante o ciclo.
Dessa maneira, o especialista pode estimar com mais precisão quando a ovulação está prestes a acontecer. Um dos ovários pode aparecer ligeiramente mais volumoso e o endométrio fica mais espesso. Assim o médico pode orientar você a manter relações sexuais no momento mais propício, além de observar seu ciclo para ver se há algum problema.
Fonte: Baby Center.
3º- Kits de previsão da ovulação (KPO):

Um método ainda mais certo para prever a data da ovulação é o teste dos níveis hormonais. O mais prático deles é o que pode ser feito com um kit vendido em farmácias, semelhante aos testes de gravidez, que reagem à urina. O kit de ovulação detecta o aumento nos níveis de hormônio luteinizante (LH), o que significa que um de seus ovários está prestes a liberar um óvulo. A vantagem é que esse teste caseiro aponta um resultado positivo um dia antes da ovulação, dando a você tempo para planejar sua atividade sexual.
A grande desvantagem, no entanto, é o alto custo, caso você tenha que utilizá-lo por muitos ciclos. Você pode precisar gastar vários testes por mês até conseguir o positivo para ovulação.... Ele parece com o teste de gravidez.
Fonte: Baby Center.
4º Observação do corpo:
Dor pélvica: Não é todo mundo que sente, mas há mulheres que notam algumas pontadas, incomodo ou dor na região pélvica (semelhantes a cólicas), quando estão ovulando.... Engraçado né, eu sempre senti isso, uma cólica forte (no meio do ciclo), já fui varias vezes no medico, fiz vários exames e nunca deu nada, agora que lendo, parei para observar e realmente estou sentindo essa dor, assim como sinto há vários anos, e nunca nenhum medico ligou essa dor com a ovulação.

Aumento da libido e do apetite: A progesterona é um hormônio que só é produzido durante a ovulação. E, além de elevar a temperatura do corpo, ela aumenta o desejo sexual da mulher. Quando isso acontece, o organismo já está ovulando.... Também notei isso.

Colo do útero: O colo do útero abre e prepara o caminho para o esperma passar.. é muito sutil, mas algumas mulheres podem sentir...Outra maneira é é verificar o colo do útero... com 1 ou 2 dedos a cada dia.. logo após a menstruação o colo do útero é rígido e fechado, mas com aproximação do dia da ovulação nota-se que o ele fica um pouco maior, um pouco mais macio e aumenta suavemente seu diâmetro.

5º- Secreção vaginal:
À medida em que a ovulação se aproxima, as criptas cervicais começam a produzir uma maior quantidade de muco, que a cada dia que passa, vai ficando mais fino, líquido, leitoso e escorregadio.
Isso ocorre em razão do aumento da produção de estrógeno, e a mulher já pode notar uma sensação de umidade (sinal de fertilidade).
No período onde é mais fácil engravidar, o muco fica transparente, claro, escorregadio e elástico quando em contato com os dedos, indicando que a ovulação está por vir. Quanto mais elástico o muco estiver, mais fértil a mulher estará. O dia do ápice da elasticidade do muco corresponde ao pico da secreção de estrógeno e, fisiologicamente, antecede a ovulação por não mais que três dias. Muitas mulheres comparam o muco desta fase com a clara de ovo, porém ele pode ser amarelado ou avermelhado.

Aspecto da Clara de Ovo - Muco Fértil
Muco Pré-ovulatório, não distende, rompe-se



Em muitos lugares que li, dizem que se aliar o método da temperatura com os sinais do corpo e a secreção, não tem erro.... Mas vamos combinar né.. dá trabalho, sorte de quem é reguladinha pois basta ir na calculadora fértil e pronto....hehe.

Bjitos

3 comentários:

  1. OI amiga, que obm te ver no blog!
    Olha antes de engravidar na primeira vez, eu tentava tudo isso para ter sucesso.
    E digo que quando relaxei e esqueci o assunto, engravidei.
    Mas eu te desejo muita sorte nesta sua tentativa.
    Deus há de te abençoar!
    Beijos e boa noite
    Andreza Castela

    ResponderExcluir
  2. menina, eu nunca reparei nesse lance de ovulação.Só de pensar em medir a TB eu tinha preguiça rs acho que quando for tentar engravidar uma terceira vez, vou recorrer aos testes de ovulação, dizem que funciona, e como meu corpo não demonstra sinais nenhum de que vou ovular, eles seriam muito úteis.
    Na próxima gestação eu gostaria de tentar um menininho rs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Poxaa.. Adorei o post, muito explicativo. Ate tentei por um tempo fazer a verificação do colo do utero, mas nunca sabia diferenciar e sem falar do medo de me machucar e a ansiedade qe eu ficava, por isso parei! TB ate tinha vontade, mas como me conheço vai me deixar ansiosa tbm.. rsrs.. mas vc disse tudo no final do post "dá trabalho" mesmo! Penso em comprar esses teste de ovulação, aii o dificil vai ser achar, pq aqui no RJ nunca achei e pra comprar pea net não confio!

    Depois passa la no meu cantinho, tem sorteio para as minhas lindas amigas. Bjins!

    http://tentanteembuscadosonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu carinho!!!