terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Gravidez x Massagens

Olá minhas queridas, hoje conversando com uma colega na academia, ela me disse que a pouco tempo perdeu um bebê por causa de uma massagem, ela não sabia que estava gravida e acabou abortando.. Mesmo sabendo que vocês são super antenadas e já devem saber que massagem e inicio de gravidez não combinam, vim aqui deixar um alerta....
Há uns 2 ano atrás eu fiz um curso de massoterapia e uma das principais coisas que a professora dizia diariamente era:  não façam massagens em gravidas antes de terminar o primeiro trimestre e peça sempre um teste de gravidez antes para ter certeza de que não estejam gravidas.. 
Tá não é que não possa ser feito a massagem, claro que pode e é até um alivio, mas depois do primeiro trimestre  e requer muitos cuidados ( faça sempre com um profissional), a massagem é diferenciada das outras e exige toques bem suaves e em pontos específicos  para aliviar os sintomas mais comuns, como dores lombares, pernas e pélvica ... JAMAIS uma "modeladora" e dispense também massagens na barriga por mais leve que sejam.. ..E mesmo algumas técnicas ( como drenagem) sendo indicadas para o primeiro trimestre é bom evitar, pois o risco ainda assim é grande.
Benefícios da massagem durante a gravidez:

*Reduz stress e promove relaxamento profundo.
*Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto.
*Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso.
*Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão.
*Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático.
*Ajuda a manter a elasticidade da pele.
*Promove consciência corporal e relaxamento necessário para um parto ativo.

"Embora todas as técnicas devam ser aplicadas com cuidados e restrições específicas para a gestação, algumas trazem preocupações maiores: na reflexologia e no shiatsu, por exemplo, a massagem de determinados pontos pode estimular contrações uterinas antes da hora."

No entanto, quando são feitas por um bom profissional, contribuem para o bem-estar da grávida.

Drenagem linfática: a mais indicada, pois diminui o inchaço (provisoriamente), tem ação descongestionante, limpando as toxinas do metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico. Favorece o retorno da linfa, ativa a circulação e reduz o inchaço. Induz ao relaxamento psíquico e à sensação de bem estar e conforto, emoções positivas transmitidas ao bebê.

Porém é contraindicada para grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas.

Shiatsu: A massagem também favorece a circulação, alivia dores lombares e diminui a ansiedade. Os pontos de pressão são os mesmos da acupuntura.
Mas sem um profissional qualificado pode vir a ocorrer aborto.

Massagem relaxante: Boa para diminuir as lombalgias e a ansiedade. melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular. A manipulação precisa ser mais suave do que o usual.  
Uma sessão de massagem por semana é o suficiente para aumentar o bem-estar.

Diferentes técnicas podem ser combinadas, e alguns pontos não devem ser massageados na gravidez porque estimulam as contrações uterinas. é a menos recomendada para o inicio da gravidez.

Massagem ayurvédica: Essa massagem ( que se baseia an yoga) alonga e relaxa os músculos. 

Em gestantes, os alongamentos precisam ser realizados com mais cuidado, sem forçar muito. Isso porque alguns hormônios liberados na gravidez relaxam os ligamentos que suportam as articulações, tornando-as instáveis e propícias a lesões.

Reflexologia: A Reflexologia é uma massagem aplicada nós pés, que reflete em todas as partes do corpo, proporcionando um relaxamento geral do corpo. Com o complemento da massagem nos ombros, que trabalha o sistema nervoso e a musculatura, produzindo um alto estado de relaxamento e descanso.
Mas pode ser útil também para estimular o processo digestivo e resolver a constipação intestinal, comum em grávidas. Também controla a pressão.

São massageados pontos dos pés que correspondem a partes do corpo. Deve ser feita por um profissional que saiba quais não podem ser estimulados, os do útero, ovário e trompas estão proibidos.

Massagem na água: A massagem subaquática é feita em uma banheira em que um profissional direciona jatos de água nas pernas, braços e costas da gestante. 

Esse tipo de massagem não deve ser feito nos três primeiros meses da gravidez. Após esse período, os movimentos ou jatos de água não devem ser muito fortes nem atingir a região abdominal.
Auto massagem: Não tem efeito terapêutico, mas pode aumentar o bem-estar e melhorar o sono.

Cuidados também na hora de escolher o óleos e cremes para deslizar:

- Óleos e cremes à base de cânfora e arnica podem ter efeito negativo sobre o feto.
- Cremes anticelulite, principalmente os com substâncias vasodilatadoras e cafeína, também não são recomendados.
- O produto deve ter baixo potencial alergênico.
- Produtos sem corantes e substâncias químicas são os mais indicados.
- Os aromas devem ser suaves, pois é comum a grávida ficar com o olfato mais apurado.

Então é isso minhas lindas

Bjitos

4 comentários:

  1. oi querida, amei o post, sabia que tinha q ter alguns cuidados, mas não tantos.... muito bom! Assim, ficarei + atenta, pois, amo massagem.
    Obrigada!
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. hehe tô mesmo precisando de uma massagem
    é tão bom né.
    amei a postagem amiga
    linda noite
    beijokas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gracy,

    ótimo post, ótimas dicas!!! Passarei sempre por aqui, adorei seu cantinho, mto lindo, fôfo, delicado, demonstra mta dedicação da sua parte...

    Olha, eu não ia falar nada, mas preciso dizer que sinto muito, não, eu não sei o que vc passou... Mas imagino... Colocarei você em minhas orações a partir de hj... Pena não poder te dar um abraço...

    beijo grande, fique com Deus.

    Estou te seguindo tb, ta???

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua visitinha !
    E amei as dicas !

    Estou te seguindo !

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu carinho!!!