segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Método de educação Montessoriano !!!!

Olá meninas, tudo bem??? Vocês conhecem o método de educação Montessoriano??? Eu conheci a poucos dias, na verdade eu já tinha ouvido falar dele a muito tempo, mas eu não me interessei a saber mais sobre ele...... mas, alguns dias atrás quando estava visitando minha família, uma amiga me pediu para leva-la na casa de uma amiga dela e quando chegamos lá tive um choque daqueles.. Cadê o berço do bebê????? Não era por falta de $$$, dava para ver... Minha amiga que também ficou pasma perguntou e ela contou que estava testando o método Montessoriano e claro fiquei super curiosa e fui atrás para saber do que se tratava realmente.

Achei super interessante o método, pois a principal intenção é que a criança possa ser independente e livre para explorar o ambiente, isso faz com que ela tenha mais vontade de aprender, sem ser forçada a nada.. claro que o ambiente tem que ser rico e com atividades para sua idade.

O que é???

O Método montessori ou pedagogia Montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). Esse método foi criado por Maria Montessori1 .
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento.
Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando portanto, serem determinados.
Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas. Tal como a pedagogia waldorf, o método João de Deus, o método velaverde, ou a Escola Moderna, o método montessori opõe-se aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Fonte: Wikipedia

Um exemplo de sala Montessoriana







Maria Montessori (Chiaravalle, 31 de agosto de 1870 — Noordwijk aan Zee, Países Baixos, 6 de maio de 1952) foi uma educadora, médica, católica e feminista italiana conhecida pelo método educativo que desenvolveu. Seu método educacional é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.








O próximo post será sobre o quarto

Bjitos

4 comentários:

  1. Ai amiga, será que funciona mesmo???
    Ai não sei... Bem, sei que existem muitos relatos que sim... Mas eu sinto como se estivesse "forçando" meu filho a uma situação ou experiência que pode ser vivida mais adiante... Tudo a seu tempo... Pra que adiantar as coisas???
    Sei lá, preciso me inteirar mais sobre o assunto...

    bjsssss,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor,kkkk... a gente que é mãe (ainda mais de primeira viagem) fica assim mesmo cheia de medos, sei bem como é, por mim o Rhany dependeria de mim para sempre, haha.. mas a experiencia parece ser boa, pelas pesquisas que fiz, os resultados são ótimos e acho que a experiencia é para o bem deles, afinal o mundo delas começam pelo quarto é ali que eles fazem suas primeiras descobertas não é mesmo?? bjim

      Excluir
  2. esse método foi a minha base para a monografia... é excelente! Eu faria alguns ajustes, mas é 10!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaine, depois quero aprofundar mais no assunto, conhecer mais do metodo, pois gostei muito..bjm

      Excluir

Obrigado pelo seu carinho!!!