terça-feira, 15 de outubro de 2013

Gripe na gravidez ( fique atento)!!

Olá pessoal, eu sei que ando muito sumida, mas é por uma boa causa e logo venho dividir isso com vocês.
 Mas hoje vou falar um pouquinho de gripe, que nesse tempo"maravilhoso"está detonando todo mundo, aqui em Goiás o clima está super seco e um calor de matar e a gripe aproveita para fazer a festa e vem com a galera toda, infecções de garganta, pneumonia, faringite, sinusite, entre outros e são esses agravantes que causam maior problema para a gestante.

A gestante fica com o sistema imunológico mais vulnerável a diversas infecções incluindo a gripe e o único jeito de evita-la e com a vacina, mas esta só se deve tomar antes de gripar. A vacina é segura tanto para a mãe quanto para o bebe.

Mas caso já tenha pego a gripe, a primeira coisa a fazer é ir ao medico, pois na gravidez não se pode tomar qualquer medicamento, nem mesmo um simples e inofensivo inalante nasal para a sensação de nariz entupido, para isso é melhor usar somente o soro fisiológico. O anti-inflamatório é totalmente proibido na gravidez, pois causam diversos riscos ao bebe e até aborto no primeiro trimestre. O antibiótico que se pode tomar é apenas os do grupo da penicilina, como a amoxicilina e a benzetacil (sim gravida pode toma-la, mas claro com orientação medica).

O que fazer então?? o recomendado é tomar bastante liquido e ter uma alimentação balanceada e rica em vitamina C (que não atacam a gripe, mas fortalece o sistema imunológico), fazer um chazinho de mel e limão para aliviar a garganta, muito repouso, banho morno para diminuir a febre, para o nariz entupido senão tiver o nebulizador para inalar o soro fisiológico, ferva a água com algumas folhas de eucalipto ou menta e inspire o vapor.

Caso a febre estiver muito alta o único analgésico/antitérmico que a gravida pode tomar é o paracetamol, os outros analgésicos interferem diretamente na gravidez(chegando a causar abortos), os antigripais também são proibidos, pois contém vasoconstritores como a epinefrina que eleva a pressão e causa taquicardia na gravida.

A gripe não prejudica o bebe, o útero protege o bebe desta infecção, mas devemos ficar atentos aos medicamentos e para que a gripe não agrave também.

Este post não substitui a orientação medica, portanto assim que notar os sintomas vá direto ao seu medico para que ele te oriente, este post foi feito somente com a intenção de informar, para que a gestante fique atenta aos cuidados e se caso apareça alguém com um medicamento ou remédio caseiro milagroso fique longe.

bjitos

4 comentários:

  1. oooo amiga espero que vce esteja bem melhor hoje.... oi amiga estou de bloguinho novo como uma tentante lutadora que sou e creio que meu milagre vira para gloria de Deus... venha conhecer minha historia.,obrigado pelo seu carinho.

    ..bjus
    http://blogsdaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amiga fiquei gripada 03 vezes na gravidez e uma me custou a curar
    só suco de laranja e acerola mesmo
    e fiquei boa

    linda amei a postagem
    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tem que ficar atento mesmo, eu fiquei uma vez só. bjss

    ResponderExcluir
  4. Que post ótimo. Aqui gripei feio na gravidez do meu filho e fazia inalação só
    Com soro. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu carinho!!!